Opa. Cristiano Alves aqui e neste post eu vou te mostrar como fazer sete testes rápidos usando o USB charger e são testes tão básicos que todo técnico que se preze deveria saber fazer mas por incrível que pareça pouquíssimos técnicos sabem fazê-los e para você que quer se destacar na manutenção celulares você tem obrigação de aprender principalmente se você quer começar de forma profissional.
Teste 1 – Conector de Carga com Defeito
Nesse teste você vai ficar atento a duas situações: A primeira é se não houver valor de corrente elétrica no display do USB Charger quer dizer que a corrente elétrica é igual a zero.
Segunda situação quando você mexer no conector de carga e houver uma pequena variação de corrente em que aparece um valor no display e depois para de mostrar esse valor nesse caso verificar se conector de carga está sujo, oxidado ou quebrado; Mas em ambas as situações a primeira análise é no conector de carga
teste 2 – cabo USB com defeito ou com baixa qualidade
Um cabo USB de má qualidade carrega com a corrente muito menor e automaticamente leva mais tempo para carregar o aparelho o teste é feito da seguinte forma: pega o cabo que você quer analisar e conecte ao USB charger e em um aparelho e olhe o valor da corrente no display do USB charger.
Depois pegue outro cabo de preferência um original ou que você tenha certeza que o funciona bem e compare agora o valor das duas correntes aferidas, pois a corrente no cabo de má qualidade vai ser menor; Uma outra forma também é testar com os dois cabos no aparelho que tem o sistema quick charger ou turbo na porta QC do USB charger porque o cabo de má qualidade não vai Ativar o modo turbo no aparelho dai você vai saber que o cabo precisa ser trocado.
teste 3 – carregador inapropriado ou com defeito
O teste é muito simples se no USB Charger na porta QC liberar o carregamento rápido e com carregador que está sendo testado não aparecer na tela do aparelho o modo Turbo Isso significa que o carregador é incompatível com o aparelho agora uma observação aqui, testar na porta QC 3.0 de 45 watts e também na porta QC 3.0 de 20 watts porque existem diferentes tipos de Tecnologia de carregamento rápido.
Teste 4 – bateria com defeito
Quando a bateria está com defeito o valor da corrente será zero ou também esse defeito pode apresentar uma corrente baixa que fica reiniciando a carga como se fosse um loop. O teste é feito comparando a corrente que aparece no display do USB charger da bateria antiga com a nova bateria, já que com a bateria nova vai ter um consumo de corrente constante. Agora preciso que preste muita atenção porque eu preciso te falar algo muito sério, não existe uma forma mágica para saber qual o defeito exato ou seja um determinado erro pode indicar vários possíveis defeitos, por isso que você precisa fazer a analise.
Talvez você me pergunte para que serve esse post então?! Esse post tem como objetivo te mostrar a importância dessa ferramenta que te dar uma direção para você começar a entender e pensar de forma lógica os defeitos e já que você está prestando atenção eu vou aproveitar e deixar o link confiável para você também pedir o seu USD charge e se você já tem comenta aqui embaixo qual desses testes você já conhecia.
teste 5 reativação ou choque de bateria
Quando a carga da bateria acaba totalmente conforme o uso ou o tempo que demora para colocar essa bateria para carregar, o valor de tensão dela pode ficar abaixo de 3 volts, então, não vai ser possível recarregá-la somente com carregador. Isso é um problema quando o aparelho tem a bateria interna, pois eu terei que desmontar esse aparelho para reativar essa bateria e só depois ela carregar novamente. Como o USB Charger tem o sistema de carga rápida não há necessidade de todo esse trabalho, para a alegria geral dos técnicos, porém tem um detalhe muito importante, a ferramenta só vai ativar da bateria se o aparelho suportar a tecnologia de carga rápida, então para reativar a bateria sem abrir, o aparelho precisa aceitar o sistema quick Charge QC Carregamento turbo.
Teste 6 – Defeito em circuito de carga
USB Charger pode indicar um defeito em circuito de carga quando tem um defeito no CI de carga a corrente pode ser zero ou ficar entre 400 e 500 Miliampère no display do USB charger outro defeito no CI de carga é quando o aparelho suporta a tecnologia Quick Charger porém não carrega tudo na porta QC mas carrega na porta USB comum do USB Charger
Teste 7 USB Charger modo overloud
USB charger pode indicar um aparelho Em Curto Circuito nesse defeito aparelho em curto no display do USB vai ficar tudo apagado esmaecido ou também pode acontecer de começar a mostrar um valor de corrente, mas depois não mostra mais nada independente da porta USB que você conecta quando isso acontecer ao ativar o modo overloud sobrecarga cuja função é garantir a segurança do processo de carga e é muito semelhante ao desarme automático de uma fonte de bancada e agora que você já sabe fazer esse teste usando USB Charger eu fiquei pensando aqui comigo como saber se o defeito é no conector de carga ou aparelho em curto se ambos ficam com display apagado no USB Charger?
Fala aí para mim eu quero ver se você prestou mesmo a atenção nessa aula Pensa aí que agorinha eu já respondo E, além disso, eu vou te dar mais algumas sugestões de teste para você ficar craque de uma vez por todas nessa importante ferramentas USB Charger .
Mas vamos lá porque essas dicas agora Vale todo o post e você merece por ficar comigo aqui até o final, Olha só, aparelho com defeito no conector de carga vai ligar na fonte de bancada lá no seu laboratório e também aparelho com defeito no conector de carga não vai ter 5 volts, logo após o conector de carga se você aferir com o multímetro. Duas questões sobre conector de carga: aparelho com defeito de curto-circuito vai ativar a proteção de sobretensão overload no USB Charger, ou seja, vai ficar apagado e vai desarmar sua fonte quando você alimenta-lo lá no seu laboratório.
Aparelho com defeito no circuito de carga vai ter cinco volts logo após o conector de carga se você aferir com multímetro, mas não vai ter 5 Volts no conector de bateria, entendeu?! Não se preocupe é normal a primeira vez que você vê essas informações e como eu sempre falo aqui para os nossos alunos o defeito tá aqui veja o vídeo com calma depois você volta e tenta entender novamente.
Então você aprendeu qual as 7 vantagens do Usb Charger? Basta seguir o passo a passo que você consegue. Se você deseja fazer um comentário, acesse o vídeo no YouTube. . Deixe o seu comentário lá e nós responderemos com prazer. Fica com Deus até o nosso próximo procedimento e aquele abraço.